tingidos

Processos

Mix of pattern designs printed with resist printing dyed with indigo and natural dye with

A história da Mönster que começou com a estamparia em serigrafia, agora envereda pela estamparia de mordentes e tingimento natural. Mariana Pinheiro, designer e criadora da marca, tem se dedicado, há alguns anos, ao estudo das tintas naturais e à criação de padrões a partir delas. 


As estampas da Mönster Tingidos são feitas com carimbos, cortados manualmente, pintados com o mordente e aplicados no tecido. O processo demandado pelos tingimentos naturais é complexo e cheio de etapas. Exige tempo, paciência e bastante dedicação. O tecido precisa ser preparado para receber aquela camada de cor que permanecerá viva em suas fibras. As cores são retiradas de plantas ricas em taninos, que são fixadores naturais, e garantem cores mais sólidas e duradouras.
 

A estamparia com tingimento natural é mais um braço que reforça os nossos valores. Por aqui, priorizamos os processos artesanais. Temos orgulho do traço perfeito da "imperfeição" do trabalho manual, que vai estar sempre visível nas nossas impressões, dando singularidade a cada peça.